Infoxicação :o

by - junho 11, 2021

 Você já sofreu disso?

A palavra infoxicação foi criada pelo físico espanhol Alfons Cornellá, é a junção das palavras informação + intoxicação e se refere a nos intoxicarmos de informações.

Passamos o dia todo em telas, geralmente acordamos com o despertar do celular, já damos uma olhadinha em nossas notificações nas redes sociais, alguns ligam a TV e já recebem as noticias do dia, no horário do almoço, uma colherada e o olho na tela, assim que sai do trabalho... tela, quem trabalha com computador então... tela o dia todo e muitas muitas informações.

De acordo com os estudos, nosso cérebro é capaz de processar informações de 350 páginas por dia. O que ocorre quando passamos o dia todo recebendo informações de todos os lados? Recebemos mais informações do que nosso cérebro é capaz de processar :o 

E nem sempre essa avalanche de informações são do nosso interesse, mas tá lá, já foi recebido e o cérebro já processou.

O que isso pode causar?

Nosso corpo, sempre dá sinais de que algo não está bem, e com os sintomas de infoxicação não é diferente, pode causar: dificuldade de concentração, necessidade de estar conectado o tempo todo, insônia, excesso de sono, esquecimento, aumento do estresse, aumento da ansiedade e até podendo levar a depressão. 

Já sentiu algum desses sinais? Em um mundo de Pandemia, em um país que cada dia é uma noticia ruim, não é dificil se sentir assim, muitas vezes nem percebemos quando estamos começando a nos intoxicar, eu sempre me observo, e quando estou chegando perto disso, sinto dores de cabeça também, que é um sinal de alerta sobre a quantidade de conteúdos que consumi naquele dia.

Mas, o que podemos fazer para diminuir esse impacto?

- Filtrar quais são as informações realmente importantes para você!

- Desabilitar as notificações das redes sociais, acessando assim quando você decidir e não porque foi notificado.

- Deixando ativo somente os stories que realmente te acrescentam.

- Limitando o uso de redes sociais com aplicativos que podem te indicar quanto tempo você passou acessando.

Há muitas vantagens em ter tanto acesso à informações, podemos aprender muitas coisas, porém tudo em excesso não faz bem, então bora nos cuidarmos e nos ocuparmos com assuntos que realmente são relevantes para nós. E caso sentir muitos dos sintomas citados acima, nada melhor do que procurar um especialista ;)


"Quem olha tudo, não vê nada" 

Recomendados para você:

0 comentários