Quem cuida de quem cuida?

by - novembro 27, 2020

 Você já pensou sobre isto?

Eu não gosto de hospitais, mas às vezes acontecem situações que nos obrigam a ir até um... Minha mamãe quebrou o braço, e disseram que ela iria precisar operar. Nos encaminharam bem cedo para o hospital. Chegando lá, ficamos esperando quase 5 horas para ela ser avaliada, se realmente iria operar ou não.

Nesse tempo, entre muitas angustias e medos, em um exercício de presença plena, comecei a refletir sobre nossa fragilidade como humanos. Estava no setor de traumas, muitas pessoas machucadas, cada uma com uma história, cada uma com uma dor.

Algumas pessoas conseguiam fazer pequenas coisas sozinhas, outras estavam totalmente dependente de seus acompanhantes. Braços e pernas quebradas, cadeiras de rodas e dores. Pessoas que vieram de outras cidades, estavam lá desde cedinho, com fome, com sede, com medos.

Então comecei a notar um padrão: Mulheres machucadas estavam acompanhadas de seus filhos e filhas ou de outras mulheres. Com exceção de 3, que estavam acompanhadas de seus maridos e apenas 1 estava sendo bem cuidadinha por ele, que fazia carinho, trazia água e perguntava como ela estava se sentido. Já os homens machucados estavam acompanhados de suas esposas e namoradas, que em sua grande maioria fazia de tudo para que ele se sentisse o mais confortável e bem possível.

Veja, passaram mais de cem pessoas pela minha vista, e sempre a mesma coisa. Nós mulheres somos ensinadas a cuidar, a ser forte, a servir, a estar aqui para o outro/a.

Mas, porque os homens não estavam lá com seus filhos ou acompanhado de seus amigos ou pais?! Porque é que o cuidado ainda está focado na mulher?

Nós somos a maioria em trabalhos que envolvem o cuidado do outro, somos ensinadas desde pequenas a cuidar de nossas bonecas, de nossa casinha, de nossos ursinhos.

Então me veio uma pergunta na mente: E quem cuida de quem cuida?

Você já parou pra pensar em quantas mulheres estão sobrecarregadas, porque elas cuidam de todos, de tudo, quer dar conta, quer abraçar e acolher o mundo... E muitas vezes não é só uma questão de querer, é uma questão de sentir que precisa ser assim.

Essas mulheres se exigem ao infinito e acabam esgotadas em muitos sentidos. Eu não vim aqui dizer a elas que não é possível dar conta de tudo, porque mesmo tendo clareza disso, ainda não consegui convencer muito bem nem a mim mesma disso rs, vim trazer apenas a reflexão:

Cuide de quem cuida de você, seja uma mulher, seja um homem. Cuide desse ser humano que te acolhe, que você pode contar. Porque muitas vezes, essa pessoa que te cuida pode estar precisando muito de cuidados, mas como "precisa" ser forte, não admite nem pra si mesma que precisa disso.

Ahh sobre a história de minha mamãe, depois de um total de 7 horas no hospital, ela vai precisar mesmo operar. Ela é uma mulher que cuida, mas que tem quem cuide dela também, então, tenho certeza que vai dar tudo certo!

Visto que nossa vida começa e termina com a necessidade de afeto e cuidados, não seria sensato praticarmos a compaixão e o amor ao próximo enquanto podemos?  

(Dalai Lama)

Recomendados para você:

0 comentários