Metas!

by - janeiro 04, 2020

Quais são as suas?

Início de ano e pensamos em todas as coisas que desejamos realizar, queremos muito que o ano seja diferente, produtivo, que nos traga coisas boas, mas o ano não nos trás nada, além de dias e oportunidades. Então, quem nos trás? Nós mesmos.

Isso parece um pouco duro de pensar, mas nosso futuro somente depende de nossas escolhas e principalmente de nossas atitudes, então se queremos algo, precisamos ir atrás desse algo, criar as oportunidades. 

Para isso temos as famosas metas, aqui em casa temos uma tradição de fim de ano rs, sentamos eu, Jean e Vi e falamos sobre as metas do ano passado e discutimos sobre as do próximo ano, fazemos isso com muita risada e descontração, nos auxiliamos quando a meta é meio maluca e comemoramos cada uma alcançada.

É claro que não alcançamos todas elas, e rir disso pode ser bom para o alto grau de exigência que temos. Mas se com metas estipuladas não alcançamos muitas delas, imagina sem nenhuma?

Pensando nisso trouxe um método de metas bem interessante que usamos no mundo corporativo, mas que pode ser aplicada para a vida pessoal: Metas SMART:

S:  specific (específico)
M: measurable (mensurável)
A: Attainable (Atingível)
R: Relevant (Relevante)
T: Time based (Temporal)

Como funciona esse SMART:

Específico:

Geralmente pensamos em metas de modo genérico: quero emagrecer, quero fazer exercício físico, quero ler mais, estudar mais violino, mas nunca detalhamos essa meta, então fica difícil de cumprir e de persistir quando a meta é algo mais difícil para nós.
Seja o mais específico possível em sua meta:
No caso do violino, poderia aperfeiçoar a velocidade das arcadas. 

Mensurável:

Temos que conseguir medir o nosso progresso, então na meta de estudar mais violino, posso colocar: Estudar 30 minutos por dia (professor não leia isso rs), caso seja exercício: ir a academia 3 vezes por semana.

Atingível:

Precisar ser uma meta atingível, não posso colocar de meta: tocar igual o Vivaldi, com o tempo de estudos que tenho, ou por exemplo: uma de minhas metas não cumprida foi tocar uma música nova por mês, mas esqueci que cada música tem sua dificuldade, além de todas as outras tarefas que tenho de fazer fora esse estudo. Então, precisa ser de acordo com sua realidade.

Relevante:

Aqui precisamos daquele nosso amigo: auto conhecimento, a meta precisa fazer sentido para você, precisa ser algo que você realmente quer, não que os outros querem que você queira, porque irá exigir de você muita força de vontade, então ela precisa fazer a diferença para alcançar um objetivo relevante. 

Temporal:

É preciso ter um prazo, sem prazo sempre adiaremos, pode ser, dentro desse ano, dentro de 6 meses, nos próximos 3 meses. 

Então a meta do violino ficaria assim: Desenvolver mais as habilidades no violino, estudando 30 minutos por dia, tocando 4 músicas novas durante esse ano. 

E esse método pode ser usado para qualquer coisa que queira melhorar ou começar a fazer!

Que tenhamos então um 2020 de metas alcançadas, realizando elas de forma específica, mensurável, atingível, relevante e com prazo, lembrando de comemorar cada passo da nossa evolução \o/

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não tem alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.”
(Augusto Cury)

Recomendados para você:

0 comentários