Diário :o

by - janeiro 10, 2020

Porque ter um?


Sempre gostei de me expressar, antes de aprender a escrever eu desenhava sentimentos rs, corações e flores para representar o amor que sentia pelas pessoas.
Mas assim que comecei a escrever ganhei um diário, eu me lembro de vários que eu já tive e um em especial que tinha uma fechadura com uma chavinha, agora sim, meus segredos estariam guardados rsrs, ahhh como é bom ser criança.

Mais tarde descobri que a utilidade do diário não é guardar segredos, mas descobrir sentimentos, aqueles que muitas vezes nem sabemos que estamos sentindo, porque quando escrevemos sobre determinadas situações e observamos em outra data, percebemos com clareza o que era que estava nos perturbando ou alegrando. 

Geralmente, temos dificuldade em nos expressar ou saber o real motivo de nossa chateação, frustração, tristeza, raiva...porque os sentimentos se misturam e separar o que sentimos para entender pode ser muito complexo, mas um diário pode nos ajudar a clarear a mente, porque quando escrevemos colocamos no papel o que às vezes não temos coragem de falar.

Um outro ponto interessante é poder olhar para o seu passado através dos olhos da pessoa que você era no momento que escreveu, isso é muito legal, porque o seu eu do passado não tinha ideia no que ia se transformar essa situação.

É ótimo para se acolher, você pensa: "Eiii eu do passado, isso passou, ta tudo bem agora, mas olha o que eu aprendi no caminho!"

Uma coisa triste é que os meninos não tinham essa liberdade de se expressar através de um diário, então muitos se perdem dentro de sentimentos complexos e tristes, mas graças a evolução dos seres, agora até tem diários específicos para meninos (não que fosse preciso ter uma diferença né, mas já é um passo).

Mas Rafa, já sou adulta/o, não tenho mais idade para isso

Escrever é terapêutico, não há idade para se conhecer melhor, então trago aqui alguns recursos que você pode usar para ter um 2020 de auto conhecimento 💓 

📕Caderno ou diário físico:
    
     Para quem gosta de papel e caneta essa é uma ótima opção, você pode usar um caderninho qualquer que você tenha ai em sua casa, pode encapar ou comprar algum que você goste.

📕Diário Online:

    Existem alguns sites onde você pode criar o seu diário online ou até mesmo usar o Google Docs, essa é a opção que eu uso, porque posso escrever e ler de qualquer lugar.

📕Diário Futuro/Passado:

   Esse é bem interessante, é uma carta online que você escreve para o seu eu do futuro, então é um diário que será entregue na data que você irá programar. O site está em inglês, mas é bem intuitivo, vou deixar o link aqui https://www.futureme.org/ 

Mas o que escrever?

Qualquer coisa do seu dia, as alegrias. as tristezas, as dúvidas, qualquer coisas que surgir, o importante é escrever e ir se conhecendo, você vai ver como é interessante ter uma conversa com o seu eu de umas semanas, um mês ou um ano atrás. 

"Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio."
(Oscar Wilde)

Recomendados para você:

0 comentários